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Nosso Sistema

INFANTIL

InfantilAprender e ensinar com competência, afeto e alegria é o nosso grande desafio. No Colégio de Aplicação, temos uma relação muito próxima com as crianças. Essa relação ocorre por motivos diversos e proporciona-nos diferentes níveis de conhecimento do mundo infantil. Acompanhamos com muita atenção as mudanças evidentes e espetaculares que ocorrem com as crianças, na sua infância.

Todo o trabalho é planejado e desenvolvido numa perspectiva construtivista, refletindo cada fase de seu desenvolvimento, a influência das pessoas adultas que as rodeiam e qual é o papel da herança nas capacidades intelectuais que uma criança manifesta.

Nosso Projeto Pedagógico é elaborado de forma a oferecer aos alunos toda a condição de desenvolvimento de suas potencialidades, incorporando novos conhecimentos, valores e habilidades. Destacamos também em nosso currículo o atendimento à diversidade, caracterizado pelo caráter único de cada aluno em relação aos outros. Tudo isso exige-nos a necessidade de atender simultaneamente as características de unicidade e de diversidade de nossos alunos.

No Colégio de Aplicação, a educação infantil tem a função de atender a criança em seu tempo específico, respeitando sua individualidade, seu ritmo e oferecendo oportunidades de desenvolvimento em amplitude, por meio de estimulação de todo o seu potencial. Entendemos a afetividade como o eixo central de todo o trabalho. Sabemos que os ambientes ricos em afeto permitem uma evolução mais rápida no desenvolvimento das capacidades. Nossa proposta curricular atende às exigências dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e vai muito além. Abordamos três grandes áreas do desenvolvimento:

1 – Área motora – relacionando capacidades de desenvolvimento do corpo, na globalidade e seus segmentos corporais;

2 – Área cognitiva – compreendendo o mundo e atuando nele, através da linguagem (verbal, artística, etc.) situações matemáticas e na transversalidade dos temas;

3 – Área afetiva – possibilitando o confronto positivo com situações e pessoas novas ( relação inter e intra-pessoal), sentindo-se bem consigo mesmo, com os outros e permitindo relacionamentos cada vez mais independentes, bem como atuação no mundo ao redor (atuação e inserção social).

Essas três áreas são para serem entendidas como recurso expositivo, pois o desenvolvimento global exige uma estreita inter-relação de todas as capacidades de aprendizagem do ser humano. Com uma nova proposta moderna e arrojada, oferecemos também informática, língua Inglesa, arte e literatura. Por meio de atividades lúdico-pedagógicas trabalhamos as diversas linguagens e a socialização.

O Colégio de Aplicação possui salas amplas, laboratório de Informática, Sala de Multimídia, Biblioteca, quadra coberta, refeitório, área com pistas para velotrol, piscinas infantis e dois parquinhos. Todo o trabalho pedagógico é permeado de muitas atividades de recreação, psicomotricidade, histórias infantis, fantoches, bonecas e bichinhos, teatros, livrinhos de literatura, jogos e brinquedos pedagógicos.

Fazendo uso de uma metodologia natural e sócio-construtivista, procuramos desenvolver as potencialidades das crianças, combinando aprendizagem, socialização, afetividade e acima de tudo alegria. Para vencer o desafio de ensinar e aprender, alguns aspectos são fundamentais:

Um currículo bem estruturado na fundamentação pedagógica e nos aspectos organizacionais:planejamento, realização da prática educativa e sua avaliação; o trabalho brilhante da equipe de professores; os projetos de ação pedagógica que enriquecem o currículo; a gestão firme e inovadora da direção e coordenação pedagógica, o excelente relacionamento, relações com as famílias e o contexto escolar. Todo este conjunto bem articulado faz com que o Colégio de Aplicação seja uma referência na Educação Infantil.

 

FUNDAMENTAL

FundamentalA gestão democrática do Colégio de Aplicação, os materiais didáticos-pedagógicos e a formação de professores são fatores determinantes a uma educação de qualidade, voltada à preparação do exercício da cidadania, onde os alunos são trabalhados dentro de princípios da autonomia, colaboração, participação de oportunidades e inclusão social.

Assim sendo, o ensino Fundamental de 09 anos consiste em afirmar que , implementação de mudanças educacionais não acontece simplesmente pela aplicação de novas legislações, mas exige o comprometimento de toda a comunidade escolar.

Portanto, o Ensino Fundamental com duração de 09 anos é regido pela Lei maior da Educação LDB, conforme a descrição do Artigo 32 , referente a esta etapa de estudo que terá como objetivo “A formação básica do cidadão, mediante:

I- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.” (Redação dada pela Lei 11274, de 2006).

Salientamos que esta instituição de ensino respeita a diversidade e as muitas realidades dos educandos. Possui um projeto Pedagógico próprio que o identifica e faz a diferença.

Concluindo, a proposta busca a adequação do contexto educacional que se agrega às bases já estabelecidas, na forma de se aprender, acompanhar as demandas dos novos tempos e ampliar conhecimentos.

 

MÉDIO

MédioEntendemos que nesta faixa etária a consolidação da identidade, o despertar para a consciência crítica acerca da realidade social, a construção do projeto de vida e a integração às estruturas socio-culturais da sociedade em que se vive, são aspectos do desenvolvimento que necessitam ser trabalhados de forma sistemática. Neste sentido pensamos o trabalho pedagógico de maneira que contemple o desenvolvimento destes aspectos importantes na formação do/a adolescente para atuar como cidadão na sociedade. Dessa vida em sociedade fazem parte os desafios do vestibular, o mundo do trabalho, a responsabilidade social e a formação da personalidade. Trata-se, enfim, de buscar a formação de pessoas realizadas.

O trabalho desenvolvido foi pensado de modo a propiciar um currículo diferenciado, com um material didático de ponta (Sistema Objetivo), através de aulas em dois turnos a partir da 2ª série, blocos de provas semanais, professores altamente preparados, para que os alunos ao final do ensino médio, estejam aptos para uma sociedade e um mercado de trabalho cada vez mais exigente e seletivo.

A proposta educativa do Colégio de Aplicação busca contemplar também a dimensão da consciência crítica do aluno, através da prática semanal do Projeto Literário, cujo objetivo é informar e levar o jovem a refletir e se posicionar sobre questões emergentes do contexto sócio-político do país.

Quando pensamos a ação pedagógica, definimos nossa concepção de ensino e de aprendizagem no sentido de oportunizar aos/as jovens diferentes estratégias didáticas que favoreçam o aprender a construir e buscar novos conhecimentos. Ou seja, aprender com a ação e problematização, buscando soluções e defendendo pontos de vista. Assim, acreditamos que possam desenvolver competências para agir e buscar formação permanente.

A dimensão do projeto pedagógico do Ensino Médio do Colégio de Aplicação exige uma infra-estrutura de proporções semelhantes. Assim, os alunos têm à sua disposição todos os espaços e equipamentos necessários para o bom desenvolvimento da aprendizagem, em um prédio construído para esse fim, afinal, o prédio oferece toda a infra-estrutura do ensino superior, pois o funcionamento do ensino médio é nas dependências do UNIFOR (Centro Universitário de Formiga) que oferece 22 cursos de graduação. Assim, o jovem aluno do Colégio de Aplicação já vivencia um ambiente acadêmico e desfruta de toda a infra-estrutura que é oferecida ao ensino superior o que possibilita que cada espaço tenha o melhor aproveitamento para o ensino das disciplinas.

Dessa forma, conteúdos de Química, Física e Biologia, Microbiologia, Anatomia, Matemática e Línguas têm seus próprios laboratórios. A sala de Informática com equipamentos modernos, um Ginásio Olímpico, um Clube para a prática de esportes, um anfiteatro com ar condicionado e recursos multimídia, uma ampla biblioteca contemplam alguns dos recursos disponíveis para o aluno do Ensino Médio.

Os alunos podem contar também com uma ampla praça de alimentação bem estruturada, com várias lanchonetes que, mais do que um espaço de convivência, será um ponto de apoio importante, servindo lanches e refeições.

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